CURSO ONLINE

Análise Fundamental e Gestão Estratégica: Mercado de Arroz

(Transmissão ao vivo)


Aprenda a projetar tendências no setor de arroz, compreendendo o cenário global, e saiba como funciona a formação dos preços no mercado doméstico. Conheça análises de séries históricas e ferramentas econométricas para os mercados futuros, que te ajudam a fazer grandes negociações.

PRÓXIMA TURMA ABERTA. VAGAS LIMITADAS!

*Com Certificado

Faça negociações lucrativas, tornando-se um profissional de alta performance!


Preencha para ver datas e condições de pagamento

Ver a Programação Completa

Você Será Capacitado a:

Identificar perspectivas para o comportamento dos preços.

Ter segurança na formação de preço nacional e internacional.

Compreender a conjuntura e os fundamentos do mercado.

Entender a formação de cenários e definição de tendências.

Instrutor:

Evandro da Silva Olivera


Analista de mercados agrícolas com especialização nas culturas de Arroz e Feijão. Consultor de SAFRAS & Mercado com mais de 7 anos de atuação no agronegócio, responsável pela produção de informativos diários, semanais, estatísticas e relatórios mensais. Economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Aumente os Resultados das Suas Negociações

no Mercado de Arroz

Este curso apresenta informações exclusivas e originais, que visam aprimorar o entendimento da nova dinâmica do mercado de arroz, possibilitando um melhor posicionamento dos agentes em suas estratégias.


Partindo dos fundamentos de produção e consumo global, que serão vistos nesse treinamento, chega-se à formação dos preços no mercado doméstico, tendo como subsídios análises de séries históricas e ferramentas econométricas, que possibilitam traçar cenários futuros.

QUERO SABER MAIS

Conheça o Conteúdo Completo do Curso:

1º MÓDULO


8h30min - Introdução ao mercado de arroz

  • Características da cadeia produtiva
  • Distribuição continental: mapeamento dos principais players do mercado mundial
  • Sazonalidade da oferta global de arroz
  • Introdução à oferta e demanda do cereal
  • Principais regiões produtoras
  • Compreensão do comércio nacional e internacional do arroz
  • Clima: características básicas dos fenômenos El Niño e La Niña


10h00min – Intervalo


2ºMÓDULO



10h30min - Análise Funfamentalista

  • Características da análise fundamental
  • Análise fundamental versus análise técnica
  • Fundamentos da análise de oferta e demanda
  • Produção e consumo mundial: “deficitários e superavitários”
  • Radiografia do setor arrozeiro no Mercosul: principais parceiros nas importações brasileiras
  • Dinâmica da formação de preços: “de fora para dentro”
  • Cenário: variáveis pré-determinas e incertezas críticas
  • Principais variáveis formadoras de preços
  • Efeito da sazonalidade de oferta sobre as cotações
  • Análise de rentabilidade: preços versus custo de produção
  • Estados Unidos: Maior exportador extra-Ásia e referência para formação de preços
  • Fluxo Internacional do arroz: mercados potenciais e principais concorrentes.
  • Saldo comercial e relação estoque/consumo
  • Análise cambial e os reflexos sobre as cotações do arroz.
  • Bolsa de Chicago: indicadores técnicos e fundamentais
  • Preços internacionais: reflexos sobre o mercado doméstico.
  • Evolução da importação brasileira de arroz
  • Comércio internacional: alternativa de liquidez e garantia de rentabilidade ao produtor através das exportações
  • Abordagem Macroeconômica


12h00min – Debates e questionamentos

3ºMÓDULO


 8h30min - Gestão Estratégica:

  • Papel fundamental da gestão estratégica no mercado de arroz
  • Mitigação de riscos e otimização de recursos
  • Principais técnicas de gestão estratégica aplicáveis ao mercado de arroz
  • Aplicação da análise SWOT no mercado de arroz
  • Identificação dos pontos fortes e fracos
  • Principais ameaças e oportunidades
  • Confluência de fatores: o que compõe a “tempestade perfeita”?
  • Novo cenário: como tomadores se tornaram formadores de preços
  • Redefinindo escolhas: principais mudanças do comportamento do consumidor
  • Definição de objetivos e metas
  • Elaboração de planos de ação para alcançar objetivos estabelecidos
  • Environmental, Social and Governance (ESG)


10h00min – Intervalo



4ºMÓDULO



10h30min – Gerenciamento de Risco e Estudos de Caso:

  • Introdução ao Gerenciamento de Risco no mercado de arroz
  • Grupos de risco e medidas de controle
  • El Niño e La Niña: impactos climáticos na produção de arroz
  • Técnicas de gerenciamento de risco mais utilizadas no mercado de arroz
  • Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM)
  • Contratos de opção: análise do potencial de sustentação de preços para o mercado de arroz
  • Apoio à comercialização agrícola: EGF/AGF
  • Subvenções econômicas: PEP/PEPRO
  • Principais mecanismos de comercialização e proteção
  • Rotação de culturas versus custo de produção
  • Avaliação de cenários, tomada de decisão e análise de resultados
  • Análise de estudos de caso reais do mercado de arroz



12h00min – Debates e questionamentos

VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

BÔNUS EXCLUSIVOS!

CASHBACK DE R$ 200

APOSTILA COMPLETA

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

TESTE GRÁTIS DO BIG DATA AGRO PLATAFORMA SAFRAS

SABER MAIS

Grupo CMA

R. Prof. Filadelfo Azevedo, 712 - Vila Nova Conceição, São Paulo - SP, 04508-011

Telefone: (11) 3053-2717